A última novidade alvo de muito investimento e expectativas é a cloud computing (Computação em Nuvem), que vem trazer às empresas uma grande possibilidade de economia, na área de TI – Tecnologia da Informação. É uma nova forma de serviços disponibilizados via web que visa deixar todo o sistema de serviços que hoje são usados de forma convencional nos próprios departamentos de tecnologia das empresas, ou em desktops pessoais via web, sendo os seus cuidados de total responsabilidade da empresa concessionária do serviço.
Computação nas Nuvens pode ser definida então como sendo ferramentas ou discos de armazenamento interconectados através da Internet, sendo possível acessar seus recursos de qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet. Empresas como Google, Locaweb, Microsoft, Adobe entre outras, estão desenvolvendo ferramentas ou até mesmo sistemas operacionais via web como, por exemplo, o G.ho.st (Global Hosted Operating System) e ferramentas online para edição de textos e imagens como Google Docs, Gmail, Photoshop Express e tantas outras aplicações. Com a proliferação da computação em nuvens, os computadores tendem a ficar mais baratos.
O objetivo principal da computação em nuvem é a redução de custos com tecnologia por parte das pessoas e empresas, grande parte dos servidores serão virtualizados, economizando espaço, energia e gasto com mão de obras, não sendo necessária a troca de servidores. Desta forma, são escaláveis, ou seja, ajustados de acordo com a necessidade do consumidor, e o mais importante o pagamento será realizado como se fosse uma conta de água ou de luz, pagando-se apenas pelo produto utilizado de forma a eliminar também as licenças de softwares, já que os mesmos são acessados via web com autenticação (usuário e senha).
Os sistemas operacionais baseados em distribuição livre ganharão forças devido a pouca necessidade de recursos nas máquinas locais sendo que o principal recurso para essa modalidade de serviços é o browser. A grande necessidade de estar conectado fará com que grandes empresas como Microsoft entre outras migrem seus sistemas operacionais como outros softwares para rodarem direto na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário