domingo, 20 de março de 2011

História da Computação nas Nuvens

HISTÓRIA


A grande tendência do momento é este termo “computação nas nuvens” ou “cloud computing” (em inglês).
Este termo surgiu pelo fato de a computação estar mudando de rumo, hoje você não vê mais como antigamente aquela vontade imensa de comprar um super computador, hoje o que você mais precisa, e o que mais precisará futuramente, será de mobilidade, portabilidade. Com isto os “supercomputadores” terão os seus destinos a quem realmente os precisa, mas os usuários comuns não os precisarão mais, tudo será baseado na internet, como hoje já está sendo feito, o grande centro das atenções nos dias atuais é a internet, em alguns anos,  você que utilizará seu computador na internet, terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet. Na década de 80, a tecnologia da informação era algo muito limitado e adquirir e manter um ambiente computacional eram algo impossível, pelo menos para a grande maioria das empresas.
Na década de 90, o computador pessoal (PC) toma conta de lares e escritórios, e o ambiente cliente/servidor com sistemas gráficos viabilizados pela interface Windows aproximou ainda mais a informática das pessoas, gerando uma utilização de grande escala. Nasce ali os sistemas de gestão integrados e o usuário começa a ganhar o poder da informação. Hoje os softwares são todos desenvolvidos para a internet, ponto de encontro de tudo e de todos, e assim estão sempre disponíveis em qualquer lugar, onde e quando o usuário precisa, sem necessidade de instalações aqui e lá, tendo como requisito único um navegador internet (browser). A grande disseminação do acesso de banda larga, e o crescente uso demandaram a criação de grandes centrais de processamento de dados, os data centers. Se você faz uma pesquisa, acessa seu e-mail, constrói um texto ou planilha diretamente no Google, com certeza estará usando o processamento dos milhares de servidores da empresa espalhados no mundo.
Hoje há milhares destes data centers, e é nestes locais que estão seus arquivos de e-mail, sua compra de passagens aéreas, sua reserva de hotel, sua conta bancária, a central que comanda seu telefone celular, e às vezes o sistema de gestão que a sua empresa utiliza. As informações estão em servidores espalhados pelo mundo, ou como se diz hoje na área de tecnologia da informação - estão na nuvem.
Em função do uso em larga escala, é barato oferecer este serviço para as empresas. Assim, o ambiente de computação, servidores, manutenções, atualizações, entre outras questões que eram tratadas isoladamente por cada empresa estão se tornando um serviço contratado, isso mesmo, como água e luz que você não produz, apenas paga pelo uso a os grandes provedores destes serviços.

3 comentários:

  1. Olá boa tarde, eu gostei muito dessa introdução a computação nas nuvens. Por isso eu estou aqui para perguntar ao autor se seria possível eu usar essa introdução no meu trabalho de conclusão de curso. por favor, fiacaria grato se o dono do artigo respondesse esse comentário.

    Nome: Hugo Fernandes Alves da Silva
    email: hugofernandesinfo@gmail.com
    cel: (81) 8503-3393 / 9881- 2830

    Agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir